8 Motivos para fazer uma sessão fotográfica

Ao longo das minhas sessões tenho conhecido diversas famílias que me confessam ter o hábito de realizar sessões fotográficas. Umas porque já é tradição registarem os momentos mais especiais e outras porque gostam de oferecer como presente à família. Está indecisa se deve marcar uma sessão fotográfica? Então leia este artigo, apresento-lhe 8 motivos para o fazer!

1. Há momentos que não se voltam a repetir​

Oiço muitas vezes o desabafo das mães que se sentem arrependidas em não terem agendado a sessão de gravidez, fotografado o seu filho quando fez 6 meses ou aquela sessão especial no primeiro aniversário. Existem momentos que apenas acontecem uma vez e não se voltaram a repetir. Quantas vezes já pensou ou disse “faremos a sessão no próximo ano”, “neste momento estou um pouco ocupada, não me dá tanto jeito” ou “tenho de ver isso”. Basta ligar ou enviar um email àquele fotografo com quem sempre quis fazer uma sessão. Faça as questões que achar necessárias e reserve a data! 

2. As sessões são animadas

Longe vão os tempos das poses estáticas e sorrisos forçados, pelo menos comigo 🙂 A motivação para agendar uma sessão fotográfica está relacionada muitas vezes com a primeira gravidez, registar o primeiro ano do bebé, ficar com o registo do aniversário, ter um retrato em família ou reunir a família e amigos no babyshower. Independentemente do motivo, estamos a celebrar algo nas nossas vidas! O mais importante para mim é registar todas essas emoções! Por esse motivo, vou sempre dando algumas dicas: se tenho um casal, deixo-os partilhar afetos e cumplicidade, se tenho crianças, deixo-as brincar livremente e fotografar o seu mundo encantado. Quando terminar a sessão, não ficará apenas com fotografias de ótima qualidade mas também a lembrança de um dia bem passado. 

-> Inspire-se nas últimas sessões que tenho realizado 

3. Registo de momentos especiais

Na correria diária das nossas vidas, nem sempre paramos para apreciar aqueles momentos mais genuínos que nos fazem verdadeiramente felizes: aquela gargalhada do mais pequeno, aquela troca de olhares com o amor das nossas vidas, a alegria no olhar de ver a barriguinha crescer, as brincadeiras e a relação entre irmãos. Durante a sessão nunca paro de fotografar. Tiro cerca de 350 fotos apenas com o objetivo de captar esses “momentos”. Estou inteiramente focada durante toda a sessão pois quero garantir o registo de todas as expressões e que o trabalho final resulte na melhor recordação que poderiam ter!

4. Família reunida

Qual foi o seu último retrato em família? Quantas fotografias tem com o seu marido e filhos? Já pensou convidar os avós, os tios e até o padrinhos para festejar em conjunto? Uma sessão fotográfica é sempre uma ótima desculpa para reunir aquelas pessoas que fazem parte da nossa vida mas, tal como todos nós, andam sempre ocupadas com o típico estilo de vida acelerado. Porque não deixar tudo isso de lado por uma tarde, marcar uma data e reunir todos para criar memórias que vão perdurar para sempre?

5. A nossa memória é traiçoeira

Toda a nossa vivência é feita de memórias. Memórias estas que com o tempo se vão desvanecendo e vão dando lugar às vivências mais atuais. Para nos lembrarmos de algo ou de alguém, o nosso cérebro precisa de estímulos. A fotografia é um ótimo estímulo visual para nos recordarmos de pessoas, lugares, situações e de todas as memórias sinestésicas possíveis. A empresa de impressão de fotografias Dreambooks fez um inquérito em que perguntava “se a sua casa estivesse em chamas que três coisas salvaria?” 59% dos inquiridos deu preferência às fotografias ao invés de roupa, jóias e eletrodomésticos. Acho que isto quer dizer algo.

6. As fotografias passam de geração em geração

Quem mais adora rever as suas fotografias de infância? Fotos dos seus pais juntos nos anos 80, as fotos de família dos avós a preto e branco ou até mesmo aquela foto dos trisavós que infelizmente nunca conheceu? As fotografias fazem-nos perceber o quanto já vivemos, as pessoas que conhecemos, as nossas conquistas, sucessos e fracassos. Qual a melhor lembrança a ser transmitida aos seus futuros filhos, netos e até bisnetos, do que fotos digitais de qualidade que durarão para sempre?

7. Oferecer como presente

Este é mais um dos motivos pelo qual algumas famílias decidem tirar fotografias. Oferecer uma recordação aos avós, ou futuros avós, aos padrinhos e tios, é sempre um ótimo presente. Não há nada como ter o retorno daquele sorriso ternurento pelas fotografias que estão a receber. Poderá também presentear alguém com uma sessão fotográfica. Já pensou oferecer à sua mãe uma sessão apenas para as duas? Ou até àquela amiga que está grávida pela primeira vez? 

8. Ilumine a sua casa

Todos nós dispomos de centenas de fotos que tiramos diariamente com o telemóvel. Porém, por muito bonitas que pareçam no visor, quando impressas, a qualidade pode deixar a desejar. O resultado final não é o desejado e perdemos aquela motivação para pendurar e decorar a nossa casa. A fotografia profissional entrega um trabalho final em alta qualidade, com tons e cores equilibrados. Fotografias profissionais não são apenas “fotos”, são obras de arte que poderá emoldurar com orgulho.

Se chegou ao final deste artigo e ainda não tiver a certeza porque deve agendar uma sessão, sinta-se à vontade para entrar em contacto, posso ajudar a esclarecer todas as questões que tiver. Se a fiz mudar de ideias e a convenci a marcar uma sessão, então ótimo! Estou ansiosa por vos conhecer!

Posts recentes

6 Dicas para uma sessão
fotográfica de grávida

A sessão fotográfica de grávida é uma forma especial de ressaltar a beleza da mulher e ...

Porfólio Sessão Happy Family
& Kids

Espreite as últimas sessões fotográficas que fizemos a famílias e crianças. Momentos únicos...

8 Dicas sobre o que vestir para uma sessão fotográfica

A escolha do fotógrafo poderá parecer a tarefa principal mas, na verdade, existe algo mais que ...