8 Dicas sobre o que vestir para uma sessão fotográfica

escolha do fotógrafo poderá parecer a tarefa principal mas, na verdade, existe algo mais que terá de ser feito para garantir que as fotos retratem o vosso momento da melhor forma possível: a escolha do vestuário. Como sabemos que por vezes pode parecer difícil saber por onde começar, vamos dar-lhe algumas dicas sobre o que vestir para a sessão.

1) Escolha uma paleta de cores

Este é o ponto de partida: comece por escolher uma paleta de 3 ou 4 cores. Pense em termos de tons – tons de azul, tons terra, pastel, neutros, por exemplo. Estas serão as cores que irão guiar o vestuário de toda a família, o que limita e ao mesmo tempo facilita na hora de abrir o guarda-roupa.

2) Conjugar em vez de combinar

As novas tendências deixam para trás a escolha de roupas todas iguais (os típicos jeans e camisa branca) e dão lugar a um esquema de cores e tons de acordo com a tal paleta escolhida. Fica uma dica: para uma foto de família, a mãe pode escolher o que vai vestir e, em seguida, os restantes elementos irão conjugar de acordo com essa escolha.  Este método permite uma maior criatividade e individualidade de cada um, ao mesmo tempo que cria um ambiente harmonioso no trabalho final.

-> Inspire-se com as nossas sugestões para vestuário, veja aqui a nossa galeria do Pinterest

3) Opte por cores suaves

O foco de uma sessão fotográfica é captar a emoção e a conexão entre as pessoas. A combinação entre cores suaves, sólidas e padrões leves funcionam muito bem pois conferem uma aparência mais clean. Optar por tons monocromáticos de acordo com o local onde vai fotografar também são uma ótima opção pois coloca o foco no rosto forçando a direção do olhar para os detalhes da foto, já que as variações são apenas de uma única cor.

4) Estilo clássico

O seu álbum de fotografias será recordado e apreciado por muitos anos! E que será igualmente transmitido aos seus filhos e netos em algum momento. Engraçado pensar desta maneira, não é? Para evitar que a sessão fotográfica pareça desatualizada quando as tendências de moda mudarem, incline-se para estilos mais clássicos e roupas intemporais.

5) Padrões sim mas com moderação

Os padrões podem adicionar interesse visual mas com moderação. Aconselho que apenas uma pessoa use uma roupa com padrão e as restantes conjuguem com cores sólidas. Em alternativa aos padrões, considere conjugar texturas como renda, veludo e malhas. O mesmo se aplica a vestuário com logotipos e listados. Roupas que não atraem a atenção para si mesmas são o objetivo final.

6) Use sua roupa preferida

Transmita quem realmente é, pense na melhor versão de si! Isto não significa que terá de ir comprar roupas novas pois todos nós temos aquela peça no armário que escolhemos quando vamos jantar com amigos, aquela roupa que se encaixa perfeitamente e nos faz sentir fantásticas! Usar algo que destaque o seu melhor durante a sessão dar-lhe-á um impulso de confiança ao longo da sessão que definitivamente será refletido no resultado final.

7) Não se esqueça dos sapatos

Até agora apenas nos focamos nas roupas mas são os pequenos detalhes que podem realmente dar um toque especial. Disponibilize algum tempo para escolher o calçado a combinar com o vestuário de cada pessoa, isto para que os velhos ténis não sejam a opção de última hora. A escolha dos sapatos até pode ser uma opção para adicionar um toque de cor ao look. Opte por calçado confortável e adequado para todas as situações. Evite calçado com algum desgaste e ténis demasiado coloridos.

8) Acessórios

Os acessórios certos podem igualmente ter o mesmo impacto. Contudo, o ideal será manter o look simples de forma a não desviar a atenção do assunto principal. Por exemplo, a mulher pode usar um colar, brincos ou um anel a seu gosto, e o homem pode usar um relógio mais elegante ou o cinto. Se gosta de chapéus ou lenços, também poderão ser uma ótima escolha.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o que vestir ou combinar? Partilhe connosco!

 

Posts recentes

6 Dicas para uma sessão
fotográfica de grávida

A sessão fotográfica de grávida é uma forma especial de ressaltar a beleza da mulher e ...

Porfólio Happy Family & Kids

Espreite as últimas sessões fotográficas que fizemos a famílias e crianças. Momentos únicos que merecem ficar registado para sempre!

Como fotografei a Maggie

Se tem um patudo aí em casa e gostaria de tirar umas fotos engraçadas, leia este artigo onde dou algumas dicas de como fotografei a Maggie.