6 Dicas para uma sessão fotográfica de grávida

A sessão fotográfica de grávida é uma forma especial de ressaltar a beleza da mulher e retratar este momento único e tão especial merecendo por isso ser registado! As fotografias captam o brilho da gravidez da melhor forma possível e ajudam a contar a história da chegada do bebé. Contudo, é comum surgirem algumas dúvidas sobre as sessões fotográficas pelo que apresentamos de seguida 6 dicas para melhor usufruir deste momento!

1) Qual a melhor altura para marcar a sessão fotográfica de gravidez?

Cada mulher é diferente e isso aplica-se também à sua gravidez. A sessão deve ser feita quando a barriguinha já está bem saliente, o que pode ocorrer mais cedo para algumas mulheres e mais tarde para outras. Contudo, aconselha-se que a sessão fotográfica de grávida seja realizada entre as 30 e 36 semanas de gestação, momento no qual a mamã ainda não está tão cansada.

Lembre-se que a sessão deverá ser marcada com alguma antecedência por forma a planearmos tudo ao pormenor. Não deixe o tema para o fim! Esta será a oportunidade ideal para eternizar toda a emoção do momento para recordar mais tarde!

2) Qual o local da sessão?

Fotos ao ar livre têm um resultado muito positivo no trabalho final, pois a luz natural é maravilhosa! Portanto, num jardim, na praia, um ambiente mais citadino ou qualquer outro lugar externo, será um bom local para uma sessão fotográfica.

Fotografar em casa dos futuros papás também é uma ótima opção, já que a mamã fica mais à vontade num ambiente mais intimista e descontraído. A divisão principal da casa é, sem dúvida, o quarto do bebé. Todo o ambiente e decoração cuidadosamente planeados refletem igualmente num resultado bonito e ternurento.

3) O que vestir para a sessão?

Aqui o ponto mais importante é ter sempre em conta o seu estilo pessoal. Escolha roupas que valorizem a barriguinha mas sem deixar de lado o conforto. Desta forma, vestidos, tops e roupas esvoaçantes podem ser uma boa opção, assim como roupas mais justas que destacam a silhueta de grávida. Aconselhamos sempre a levar roupa em tons neutros, lisa e /ou estampagens discretas dando um efeito mais leve no visual e uma maior harmonia à foto.

Para o pai, o ideal será uma camisa de manga comprida ou polo e cores mais neutras e lisas. As roupas e estilos devem combinar dentro dos mesmos tons da mãe.

Escolha igualmente peças clássicas e intemporais. Assim, quando olhar para as suas fotos daqui a 20 anos o seu vestuário estará certamente dentro das tendências do momento. Acessórios também são bem-vindos para dar um toque especial e mais feminino ao look: um colar mais colorido, um chapéu, uma coroa de flores ou, por exemplo, um cachecol a combinar com os tons do pai.

-> Leia o nosso artigo 8 Dicas sobre o que vestir para uma sessão fotográfica

4) Acessórios do bebé

Os acessórios do bebé permitem usar a criatividade, além de ser uma maneira de eternizar objetos especiais que serão do seu filho. Escolha um ou dois elementos que tenham um significado especial e que conte um pouco da vossa história. Veja aqui algumas sugestões:

 

  • Os sapatinhos ou a primeira roupinha, já são um clássico!
  • Um peluche é sempre símbolo de ternura
  • Um quadro com o nome do bebé ou letras para formar o nome
  • A primeira foto do bebé, a ecografia

5) Preciso de me maquilhar?

A maquilhagem faz toda a diferença no resultado final da sessão. Uma maquilhagem simples é suficiente para suavizar a pele e dar ênfase ao rosto. Como as fotos serão feitas durante o dia, evite carregar muito os olhos. Poderá utilizar tons terra nas pálpebras e máscara de pestanas. Para completar o look não poderá faltar um eyeliner e um batom nude ou em tons rosados. Para a pele, deixamos algumas dicas básicas:

 

  • Cubra as manchinhas e imperfeições com uma base de cobertura média para dar um look mais natural
  • Aplique pó compacto na zona T para eliminar o excesso de brilho
  • Coloque um pouco de iluminador para garantir um toque mais sofisticado

Quanto ao cabelo não precisa de um penteado elaborado nem experimente algo novo. Vá como se sentir bem e de acordo com o seu estilo. Para finalizar, não se esqueça de dar um toque nas unhas já que é comum fazer-se algumas fotos de maior proximidade. Caso prefira, poderá sempre contratar um profissional para a ajudar com todos estes detalhes.

6) Quais as poses recomendadas?

Uma das preocupações das futuras mamãs são as poses durante a sessão fotográfica. O papel do fotógrafo é de conduzir o casal na sessão com ideais de poses naturais, captar a vossa essência da melhor forma com toda a felicidade que estão a viver. Escolha um fotógrafo com o qual se identifique, veja o seu portfólio cuidadosamente e esclareça todas as suas dúvidas.  

Agora que já tem uma ideia sobre como ocorre uma sessão, lembre-se do mais importante: este é o vosso momento, desfrutem da alegria deste dia. Este será um dia inesquecível na vida da futura mamã para ser lembrado e celebrado com muito amor e carinho. Depois quando o baby for mais crescido já lhe poderá mostrar esta recordação! Ficou com alguma questão? Fale connosco!

Posts recentes

8 Dicas sobre o que vestir para uma sessão fotográfica

A escolha do fotógrafo poderá parecer a tarefa principal mas, na verdade, existe algo mais que ...

Porfólio Lovely Belly

Espreite as últimas sessões fotográficas que fizemos a futuras mamãs. Momentos únicos que merecem ficar registado para sempre!

Como fotografei a Maggie

Se tem um patudo aí em casa e gostaria de tirar umas fotos engraçadas, leia este artigo onde dou algumas dicas de como fotografei a Maggie.