Porque deve fotografar os seus filhos?

As fotografias têm o poder de congelar momentos, tudo o que é registado torna-se perpétuo e isso permite-nos recuar alguns anos e reviver lugares e emoções. Consegue imaginar os seus filhos daqui a 20 anos a contar a sua história de infância através das fotografias e memórias que deixou para eles?

1. Herança

Certamente já deram por vocês a rever aqueles álbuns que a vossa mãe tem lá em casa da vossa infância, dos vossos avós e até daqueles familiares que nunca conheceram. Já parou para pensar na responsabilidade que nós pais temos em deixar um legado de memórias para as próximas gerações? As fotos não são apenas para nós mas também para os que virão depois. Os nossos filhos também merecem esse presente, por isso ser tão importante fotografarmos os nossos pequenos com qualquer tipo de câmera.

2. As crianças crescem depressa!

Estamos sempre a dizer isso, não é verdade? Não conseguimos fazer parar os ponteiros do relógio! As crianças mudam de feições e de gostos num piscar de olhos! Claro que todas as fases têm o seu encanto mas a infância é especial. Nada se compara à ingenuidade característica da idade, à adoração que os filhos têm por nós nessa época, nada se compara à beleza de vê-los aprender e descobrir coisas novas. Todas as crianças chegam a uma determinada altura em que querem crescer, mas mal sabem elas que a melhor fase da vida é a infância: não têm responsabilidades e suas únicas obrigações são brincar e serem felizes. Por isso registe todos os momentos, todas as descobertas e pequenas vitórias! As fotografias nunca serão demais.

3. Os pais podem (e devem!) participar nas fotos

Da minha infância tenho centenas de fotos. Os meus primeiros anos não foram passados em Portugal, pelo que as fotografias ajudam a relembrar pequenos fragmentos de memória dos sítios que visitei, da minha bicicleta azul, a patinagem no gelo e dos bonecos de neve que o meu pai fazia no jardim. Através destas fotografias consigo contar a minha história! Obrigada pais por terem sempre por perto uma câmera fotográfica! Mas se eu pudesse voltar atrás pediria aos meus pais para participarem mais nas fotografias. Gostava de perceber e ver as suas emoções, as suas interações comigo, os sorrisos e alegrias de determinados momentos! Há 30 anos atrás ainda não existia o conceito das selfies! Verdade seja dita, cada vez gostam menos de aparecer, coisas da idade dizem eles!

-> Espreite aqui as últimas sessões fotográficas de família que realizei

4. Um olhar diferente sobre os seus filhos 

Hoje em dia temos vários equipamentos que nos permitem tirar fotografias mas contratar um fotógrafo tem também as suas vantagens. Um profissional tem uma maior sensibilidade e vai saber explorar o melhor do local, a luz mais adequada, a composição e o melhor ângulo. Vai também saber direcionar as crianças para captar os melhores momentos. Ficará igualmente com fotografias de alta qualidade, bem definidas e de tons equilibrados.

5. Fotos podem ser usadas em diversas ocasiões

As fotografias podem sempre servir para expor em molduras e para decorar o quarto dos seus filhos. Há quem aproveite para oferecer uma recordação aos avós e padrinhos no Natal ou até em brindes personalizados na festa de aniversário ou no batizado. A criatividade é o limite!

O suspiro que damos quando uma memória boa vem à nossa mente é insubstituível! Alegria, felicidade, amor. Se chegou até aqui  com lembranças da sua infância, o que acha de fotografar o próximo grande pequeno momento da sua história com os seus filhos? Comece hoje! Vamos fotografar?

Posts recentes

8 Motivos para fazer uma sessão fotográfica

Ao longo das minhas sessões tenho conhecido diversas famílias que me confessam ter o hábito...

Porfólio Sessão Happy Family & Kids

Espreite as últimas sessões fotográficas que fizemos a famílias e crianças. Momentos únicos...

O que é uma sessão Smash the Cake?

As sessões Smash the Cake são uma forma diferente e divertida de celebrar o primeiro aniversário do bebé...